Imagem de destaque do post

O cinema é pop ou o que um meme pode fazer pela popularidade de um filme

Há quem diga que se algo não está online, esse algo não existe. É uma frase relativamente radical, mas não totalmente absurda se considerarmos que as pessoas estão cada vez mais conectadas na internet. O celular virou uma extensão do corpo, e uma boa parcela de pessoas se informa e busca referências em meios/veículos que nem são oficiais. Um dos elementos mais populares são os memes. Basta um dia em off, distante da internet, para que os usuários ao retornarem para o ambiente virtual se sintam perdidos no universo paralelo de memes. É tudo muito rápido e passageiro, mas alguns sobrevivem ao teste do tempo. Pensando em memes estritamente sobre o cinema, listamos abaixo três exemplos que são memoráveis.

  • 1. Hitler bolado

O drama histórico “A Queda! As Últimas Horas de Hitler” (2004), de Oliver Hirschbiegel, não escapou dos produtores de memes. A cena original retrata o líder nazista (Bruno Ganz) recebendo a notícia de que os soldados alemães foram derrotados na Rússia. A mesma cena foi reproduzida mostrando Hitler reagindo escandalosamente a diversas situações corriqueiras.

  • 2. John Travolta confuso

Em “Pulp Fiction” (1994), clássico dirigido por Quentin Tarantino, há um momento em que o capanga Vincent Vega (John Travolta) adentra um local onde ele não faz a menor ideia do que está acontecendo ao seu redor. Trinta anos se passaram, e essa cena ainda é utilizada em memes para indicar confusão ou transmitir a sensação de que algo está meio sem sentido.

  • 3. Ressaca em “Bacurau”
Crédito: Reprodução/Facebook Um Filme Me Disse

Essa cena de “Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho, arrancou risos da plateia de todo o mundo, e imediatamente já foi incorporada no vasto acervo de memes da internet. Nela, vemos a única médica da comunidade, Domingas (Sônia Braga), dando um diagnóstico preciso a uma paciente. A propósito, “Bacurau” é um exemplar do cinema que foi uma fábrica de memes. Outros que ganharam a internet foram a cena dos forasteiros brasileiros sulistas (Antonio Saboia e Karine Teles) que se dizem parecidos com os norte-americanos e o justiceiro Lunga, papel que revelou o ator Silvero Pereira para o público.

Mesmo que a origem seja desconhecida e não exista uma autoria a quem dar os créditos, um meme pode fazer muito por um filme. A ideia nem sempre é ridicularizá-lo; pelo contrário, o meme pode tornar o título até mais popular e, por estar flutuando na imensidão da web, chegar a públicos que não alcançaria de forma orgânica. Um exemplo recente foram as críticas de cinema da veterana Isabela Boscov que viralizaram no TikTok. A jornalista falava de algum filme e as suas frases eram retiradas de contexto para sustentar um meme, porém, de certa forma, despertavam o interesse ou, pelo menos, a curiosidade dos usuários da rede social de saber sobre qual filme estava sendo falado.

Mais recentemente com a premiação do Oscar 2024, nenhuma criatura da internet queria se sentir mal informada, então foi procurar saber, por exemplo, qual filme francês era esse que todo mundo comentava por causa do tal cão Messi, protagonista do último grande meme da semana passada. “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet, venceu a Palma de Ouro em Cannes, teve uma trajetória de sucesso em diversos festivais, foi indicado a cinco categorias no Oscar, mas a popularidade veio com o cachorro do filme batendo palmas durante o Oscar.

O cachorro Messi, de “Anatomia de uma Queda”, na cerimônia do Oscar / Crédito: Reprodução/Max

O meme é um artifício sem muita profundidade, de consumo rápido, mas que provoca diversão e engaja os internautas, podendo ser encarado como uma peça informal de divulgação para um filme. Em 2023, o cinema novamente não foi poupado e serviu de matéria-prima para memes e virais a rodo nas plataformas de redes sociais. Listamos alguns abaixo.

O meme acima não é proveniente de nenhum filme específico. É a imagem do diretor Martin Scorsese, um dos grandes cineastas norte-americanos em atividade e respeitado pelo seu programa de preservação do cinema antigo. Esse meme é como se fosse um “selo de qualidade” de que alguma cena de qualquer origem é digna de ser denominada cinema.

O terror “Pearl”, de Ti West e protagonizado por Mia Goth, deu pano pra manga para vários memes. Seja pelos acessos de loucura da personagem-título ou pelo fato de que Goth, na vida real, é neta da veterana atriz brasileira Maria Gladys.

O fenômeno “Barbenheimer” gerou muitos memes, que misturaram pôsteres e cenas dos dois filmes. A popularidade de ambos, que se tornaram as maiores bilheterias do cinema em 2023, gerou uma “rivalidade” que foi fomentada pelos internautas.

Essa é uma brincadeira com o título do filme “TÁR”, de Todd Field. A imagem pixelada da atriz Cate Blanchett, que interpreta a protagonista, é proposital.

Os fãs de “Godzilla Minus One”, filme japonês que venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, fizeram esse meme baseado no ataque do monstro radioativo em Tóquio. Não custa ressaltar que esse take não existe originalmente no filme.

Meme cômico do filme-catástrofe espanhol “A Sociedade da Neve”, de J.A. Bayona, com outros dois filmes que “se relacionam”: “O Senhor do Anéis – A Sociedade do Anel” (2001), de Peter Jackson, e “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005), de Ang Lee. Esse vou jogar para a imaginação dos leitores.

Alguns filmes do ano passado que viraram memes e foram os mais votados pelo público e pela crítica vão figurar na programação do 50º Festival Sesc Melhores Filmes. A lista completa será revelada na próxima semana. Programe-se e acompanhe o blog para mais novidades!

carregando...