Imagem de destaque do post

Conheça as tecnologias e recursos de acessibilidade disponíveis na programação do 50º Festival Sesc Melhores Filmes

O CineSesc reforça o seu compromisso de ser um espaço de inclusão e diversidade, e oferece dentro da programação do 50º Festival Sesc Melhores Filmes sessões que permitem o acionamento de recursos de acessibilidade. São eles: a Língua Brasileira de Sinais (Libras), descrição em áudio e legendas descritivas em tempo real. Portanto, espectadores com deficiência visual e/ou auditiva são bem-vindos para prestigiar o evento e vão poder acompanhar no cinema os filmes mais bem avaliados do ano passado pela crítica e pelo público. 

No entanto, vale ressaltar que antes de adquirir o ingresso para o Festival Sesc Melhores Filmes, é recomendável que o espectador verifique a disponibilidade dos recursos de acessibilidade de cada sessão. Afinal, a oferta pode variar de acordo com o idioma e com a cópia enviada pela distribuidora do filme em questão. 

Antes de mencionarmos as tecnologias que podem ser utilizadas por PCDs para conferir os filmes na sala de cinema, vale ressaltar e esclarecer cada um dos recursos disponíveis:

Espectadora com deficiência utiliza o CineAssista durante sessão no CineSesc / Crédito:
Andréia Beltrão

Libras: a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um idioma  autêntico, apropriado de forma exclusiva por parte da comunidade surda. Muitos não sabem, mas trata-se do segundo idioma oficial do Brasil. Como acessibilidade na sala de cinema, a interpretação em Libras pode ser feita por um intérprete humano ou um avatar virtual, variando de acordo com a ferramenta utilizada pelo espectador na hora de assistir ao filme.

Legendas descritivas: outro recurso que pode ser utilizado por pessoas surdas para acessibilidade nas salas de cinema é a legenda descritiva. A função deste tipo de legenda é indicar, em palavras, todas as informações sonoras do filme, como sons do ambiente, música e efeitos de som, além dos diálogos entre os personagens.

Audiodescrição: a audiodescrição auxilia espectadores com deficiência visual (baixa visão e cegueira), além de pessoas que possuem dislexia ou algum tipo de deficiência intelectual. A tecnologia permite descrever informações visuais, como a aparência física de personagens em cena, ambientação do espaço, figurinos, linguagem corporal, entre outros aspectos. 

Durante as sessões do 50º Festival Sesc Melhores Filmes, há três tecnologias que podem ser utilizadas pelos espectadores com deficiência na sala de cinema. Vamos às ferramentas: 

CineAssista

O CineAssista é um equipamento fornecido gratuitamente pelo CineSesc que integra três recursos de acessibilidade: audiodescrição sincronizada, Libras com tradução automática e legendas em tempo real. O aparelho é composto por uma tela sensível ao toque que proporciona imagem e som de alta qualidade, amparado por um suporte móvel e flexível encaixado no braço da poltrona. Os espectadores com deficiência visual podem utilizar o fone acoplado ao equipamento. Se houver alguma dúvida sobre as funcionalidades do CineAssista, basta solicitar o auxílio de um dos funcionários do cinema. 

Crédito: Andréia Beltrão

MovieReading e Mobi Load

O MovieReading e o Mobi Load são aplicativos disponíveis nas versões Android e iOS, e que também contemplam Libras, audiodescrição e legendas descritivas. Todo o processo é feito pelo visor do smartphone do espectador. Basta procurar  no aplicativo o filme que será assistido no cinema e fazer previamente o download da descrição em áudio, língua de sinais ou legendas descritivas em português.

Durante a sessão, tanto o MovieReading quanto o Mobi Load não dependem da internet para o funcionamento. A recomendação é fazer o download dos arquivos de acessibilidade antes da sessão. A ativação é por meio do reconhecimento de áudio captado pelo microfone do smartphone, que garante a sincronização dos recursos disponíveis pelo aplicativo com o filme que está sendo exibido na telona. 

Entretanto, ressaltamos que nem todos os longas-metragens disponibilizados para exibição presentes na programação do festival oferecem tecnologia para a acessibilidade completa. Essa limitação implica na implementação por parte das distribuidoras em soluções para que seus filmes sejam inclusivos. 

Outros diferenciais

A sala de exibição do CineSesc dispõe de assentos reservados para cadeirantes e acompanhantes, além de poltronas para pessoas obesas e pessoas com mobilidade reduzida. O cinema também oferece em sua estrutura rampa de acesso, piso tátil com sinalização para deficientes visuais, dois sanitários adaptados e espaço plano e amplo, adequado para livre circulação.Esperamos a todos para conferir a programação do 50º Festival Sesc Melhores Filmes no CineSesc, entre os dias 3 e 24 de abril. O valor de ingresso para todas as sessões é de R$10,00. Para garanti-los com antecedência, acesse sescsp.org.br/cinesesc.

carregando...