Diversidade no cinema: gênero e sexualidade

A diversidade sexual e de gênero no cinema, tanto no Brasil quanto internacionalmente, em 2017, vem ganhando espaço em produções que não só tratam do tema como também trazem atores e atrizes LGBTQ+ em papeis importantes. Filmes como Uma Mulher FantásticaMe Lembro Mais dos Corvos (pelo qual a atriz Julia Katharine ganhou o prêmio Helena Ignez, concedido a uma mulher que se destaca, no Festival de Tiradentes de 2018), Corpo Elétrico (melhor filme brasileiro de 2017 segundo a APCA), Meu Corpo É Político (de Alice Riff) apresentam gênero e sexualidade de maneira diversa.

Convidados

Marcelo Caetano é diretor e roteirista. Seu primeiro longa-metragem, “Corpo Elétrico”, trouxe para a tela a heterogeneidade de corpos, partindo da vida de trabalhadores de uma confecção no centro de São Paulo.

Julia Katharine é atriz, roteirista e diretora. No episódio, fala como foi criar junto com Gustavo Vinagre o longa-metragem Lembro Mais dos Corvos. Ela também comenta sua trajetória para ser reconhecida tanto na sociedade brasileira quanto no cinema e de sua relação  crucial com a sétima arte.

Claudia Priscilla é documentarista, e dirigiu o filme Bixa Travesty, em parceria com Kiko Goifmann e Linn da Quebrada, premiado no Festival de Berlim 2018. Claudia fala do filme, da diversidade no cinema e da importância que os LGBTQ+ (principalmente os e as transexuais) tem para criar novos paradigmas na sociedade e no cinema.

carregando...