A identidade visual que conta a nossa história

Um festival de cinema é composto basicamente de filmes, certo? Correto! Mas quando o assunto é entretenimento, a composição de outros mínimos detalhes também contribui para garantir que a experiência assuma a forma de um verdadeiro espetáculo. Este é o caso do 45° Festival Sesc Melhores Filmes, cuja identidade visual representa – além das quase 50 obras que fazem parte da programação – uma história totalmente à parte.

O projeto gráfico do Festival nesse ano foi criado pelo Estúdio Margem, formado por Nathalia Cury e Alexandre Lindenberg, que voltou às origens do Melhores Filmes para elaborar os materiais desta edição do evento.

Voto em destaque

Realizado pela primeira vez em 1974, em plenos anos de chumbo, o Festival Sesc Melhores Filmes sempre teve as produções escolhidas por meio de votação. E é esse caráter democrático, que segundo Nathalia Cury, é “importante dado o período em que o Festival foi lançado, mas também ao momento atual em que vivemos”, foi o que inspirou o design das diversas peças gráficas e digitais.

A partir da ideia do voto direto, os designers chegaram à pesquisa das cédulas de votação, que acabaram servindo como base para todas as formas gráficas da identidade do projeto: da intervenção manual presente nas peças à forma ovalada do campo de votação e às linhas de apoio, que vieram das cédulas em papel das eleições norte-americanas.

Mas a influência do momento do voto não parou nos elementos básicos da composição. “Também dentro do conceito de votação, nós pensamos em acabamentos gráficos que de alguma forma revelassem os filmes premiados do ano – e também que prêmio esse filme havia ganhado – , dando uma sensação de suspense, como acontece no Oscar, por exemplo”, explica Nathalia.

Sobretudo, o cinema

Outra preocupação apontada pela designer na hora da criação da identidade visual do evento foi aludir ao universo do cinema, das luzes e do contraste sem cair em clichês ou em soluções utilizadas em edições passadas. Para isso, a dupla começou o trabalho com um foco muito grande na materialidade das peças. “Optamos por papéis e laminação brilhantes, de forma a ressaltar a ideia de luminosidade da projeção, e que acabaram reforçando o conceito central que estávamos pensando para o projeto”.

Nathalia conta ainda que, para a equipe, homenagear a sétima arte não foi uma tarefa complicada. “O cinema fez parte tanto da nossa formação cultural como da nossa vida nas horas livres desde sempre”, afirma a designer que, junto com o parceiro de Estúdio, já produziu peças para quatro edições de um festival que acontece na cidade de São Paulo.

Na lista de escolhas da programação, mais uma prova de que os designers reconhecem um belo clássico: “gostaríamos de ver Asas do Desejo [de Wim Wenders] restaurado; Roma [de Alfonso Cuarón] é um filme que não entrou em circuito de projeção e será uma boa oportunidade para ver no cinema”, conclui.

Confira a programação completa do 45° Festival Sesc Melhores Filme no site do Sesc em São Paulo.

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